PAGAMENTOS, MÉTODOS DE ENVIO, DEVOLUÇÕES E REEMBOLSO 

  

❖  Pagamento 

Durante o processo de encomenda devem ser indicados ao cliente todos os métodos de 

pagamento disponíveis. 

  

❖  Envio 

Caso haja alguma restrição no envio (por exemplo, geográfica ou de valor) deverá estar 

claramente expressa, tanto no site como no início do processo de encomenda. 

  

❖  Devolução 

O  cliente  tem 14  dias para  devolver  o  produto  ou  cancelar  o  contrato,  sem  custos 

adicionais ou necessidade de especificar um motivo. 

Exemplos  de  excepções:  Produtos  personalizados,  selados  e  não  suscetíveis  de 

devolução,  que  se  deterioram  com  facilidade  ou  atingem  o  prazo  de  validade 

rapidamente.  

  

❖  Reembolso 

Deve  ser  efetuado  pelo  mesmo  meio  de  pagamento  utilizado 

para o pagamento, sem prejuízo para o cliente, no prazo máximo de 14 dias.  

Caso  o  reembolso  seja  solicitado  através  de  uma  modalidade  diferente  não  terá  de 

reembolsar custos adicionais. 

  

4. Preços e Redução de Preços 

Antes  de  concluir  a  compra,  o  cliente  deverá  ter  conhecimento  de  todos  os  custos 

inerentes à encomenda: preço do produto, taxas, portes de envio e outros encargos, 

quando existentes. 

  

Em caso de redução de preços, deverá ser claro para o cliente:   

➢  Modalidade aplicada: saldo, promoção ou liquidação; 

➢  Quais produtos com preço reduzido; 

➢  Respetivas percentagens; 

➢  Data de início e período de duração do saldo, promoção ou liquidação. 

  

No que respeita à redução de preços, em Portugal são apenas permitidas as seguintes 

modalidades: 

  

➢  Saldo 

Vendas normalmente realizadas no final de estação, praticadas a um preço inferior do 

anteriormente anunciado, para escoamento de stock. 

Os  saldos  poderão  decorrer  durante  qualquer  período  do  ano,  desde  que  na  sua 

totalidade não ultrapasse os 4 meses. 

  

➢  Promoção 

Vendas  a  um  preço  mais  baixo  ou  com  condições  vantajosas,  com  o  objetivo  de 

potenciar o lançamento ou escoamento de produtos, bem como o desenvolvimento da 

atividade comercial. 

Caso decorram saldos, as promoções não poderão decorrer em simultâneo. 

  

➢  Liquidação 

Escoamento acelerado do stock com redução de preço de parte ou da totalidade dos 

produtos.  Entre  os  motivos  válidos  para  uma  liquidação  está,  por  exemplo,  a 

descontinuidade de produtos ou o encerramento da empresa. 

  

5. Faturação 

  

❖  Software 

É obrigatória a utilização de um software de faturação certificado, para que possa emitir 

faturas com validade fiscal aos clientes.